E o que fomos em 2012?

A Cubo Preto Ensino de Arte e Cultura LTDA. realizou três eventos em 2012, a programação especial do mês da Mulher do Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira Odette dos Santos, em parceria com a Secretaria de Cultura de São Carlos, chamado "Feminino Expandido"; a curadoria da festa junina do Instituto Sidarta a convite da diretora Claudia Siqueira, sob o tema "Resgate da Cultura Local"; e o "Afro Retratos", evento contemplado pelo II Prêmio Nacional Expressões Culturais Afro-Brasileiras da Fundação Cultural Palmares e Ministério da Cultura, ocorrido na Trackers, com apoio do Rubens Peterlongo.

O primeiro e o segundo podem ser conferidos em imagens na nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/pages/Cubo-Preto/165638973537113?ref=hl


O terceiro pode ser visto na mesma página e no blog que foi criado para o acompanhamento das ações:

Ambos os eventos tiveram a repercussão esperada, muitos interessados nos prestigiaram. O nosso objetivo sempre foi o de exibir a arte em suas várias manifestações (visuais, cênicas, dança, literatura), mas sempre com a possibilidade de diálogo com o público, o público comum, não especializado, não iniciado, mas que possui um imenso desejo em apreciar, conhecer e compreender o que se faz da arte nos dias de hoje. Mais ainda, o que se faz em arte que possui uma conexão próxima às questões da brasilidade, da africanidade, das nossas essências como cidadãos brasileiros, euro-ameríndio-afro-descendentes.
Quisemos apresentar arte feita por pessoas, especialmente por mulheres, que integram a vida e suas ações como construtores de estéticas, de leitoras de mundo, de suas verdades intrínsecas e incomensuráveis.
Quisemos fazer esta ponte entre o ver e o fazer por meio das apresentações, das oficinas de arte, das rodas de conversa.
Não, não temos sede e nem capital de giro, mas temos muita sede, sede de espaços, sede de diálogos, sede de poder, de poder fazer, de poder compartilhar.
E a Cubo Preto Ensino de Arte e Cultura LTDA. tão jovem, tão engatinhando, com fome e com sede, foi convidada a participar de mesas redondas, ciclos de palestras, a compartilhar a sua breve experiência com outros interessados. 
Estivemos presentes no V Festival da Mulher Afro Latino Americana Caribenha, produzido e idealizado pela Griô Produções em Brasília, para contribuir com nossa experiência na mesa redonda sobre cultura; na 10ª Feira Preta, ocorrida na Casa das Caldeiras, em São Paulo, em um excelente ciclo de palestras tratando de empreendedores negros; na Câmara Municipal de Comércio de São Paulo a convite da CONE da Prefeitura de São Paulo no  SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO PARA AFRODESCENDENTES NO MUNICIPÍO DE SAO PAULO, na mesa redonda sobre "Empreedimentos bem sucedidos sob o comando de empresários negros"; enfim, não nos consideramos bem sucedidos, nos consideramos persistentes.
Em 2013, queremos mais quatro eventos, não três; queremos atender 400 pessoas, não 200; queremos ocupar o nosso espaço, não os alheios. Queremos e podemos e temos certeza de que todos os deuses estão do nosso lado, pois queremos compartilhar o que temos de mais belo e pleno na cultura do Brasil e que é herença dos nossos ancestrais africanos, indígenas e europeus. 
Queremos ajudar a conhecer, ajudar a descobrir, ajudar a educar e, é claro, pagar nossas contas, porque o mundo, o mundo da Cubo Preto, acaba de começar.
Agradecemos Alexandre Araujo Bispo, grande amigo desta vida, deste mundo, Paola Azevedo Cavallari, Thays Quadros, Leonardo Armellin, Livia Doutto, Vanessa Lambert, Raquel Almeida, Regina Santos, Luciane Ramos da Silva, Michelle Mattiuzzi, Manoel Trindade, Juliana Brecht, Ariane Neves, Adriana Barbosa do Instituto Feira Preta, Jaqueline Fernandes e Chaia Dechen da Griô Produções, José Nabor Júnior de O Menelick 2º Ato, aos queridos da Fino Traço Editora e ao Alessandro Buzzo. 
Que não tenhamos esquecido de ninguém e que em 2013 tenham mais pessoas, profissionais, parceiros nesta breve lista.
Abaixo, alguns momentos!
Axé!

Capa do livro lançado no 1º semestre depois de muita persistência, com Alexandre Araujo Bispo, André Augusto Santos, Dulcilei Lima Conceição, Joyce Maria Rodrigues, Janaina Barros, Wagner Viana, Marcelo De Salete, Emerson Melo, Milton Silva Santos, Vanessa Lambert, Marcos Felinto e David Ribeiro. Obrigada, Betânia, pela confiança e oportunidade. Gratos Alessandro Buzzo, pelo lançamento. Gratos também Livraria Cultura do Shopping Bourbon.
Montagem da exposição do evento "Feminino Expandido", no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira Odette dos Santos.
Alexandre Araujo Bispo e Juliana Brecht na montagem da exposição do evento "Feminino Expandido", no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira Odette dos Santos.
Trabalho de Juliana Brecht na exposição do evento "Feminino Expandido", no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira Odette dos Santos. 
Detalhe.
Trabalho de Ariane Neves na exposição do evento "Feminino Expandido", no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira Odette dos Santos.
Mesa redonda de abertura do evento "Feminino Expandido", no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira Odette dos Santos.
Visitação à exposição do evento "Feminino Expandido", no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira Odette dos Santos. Mediação de Alexandre Araujo Bispo, que foi curador.
Visitantes...




Renata Felinto e Alexandre Araujo Bispo na exposição do evento "Feminino Expandido", no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira Odette dos Santos.
Raquel Almeida em mesa redonda do "Feminino Expandido", no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira Odette dos Santos.
Raquel e Vitor da Trindade em fala sobre Maracatu no Instituto Sidarta, evento "Resgate da Cultura Local".


Plinio Marcius em palestra sobre Samba de Bumbo de Pirapora, no Instituto Sidarta, "Resgate da Cultura Local".

Ariane Neves em oficina de Congada, no Instituto Sidarta, "Resgate da Cultura Local".

Alunos preparando enfeites da festa junina inspirados nas tradições estéticas locais, no Instituto Sidarta, "Resgate da Cultura Local".



Enfeites da festa junina inspirados nas tradições estéticas locais, no Instituto Sidarta, "Resgate da Cultura Local", tudo feito pelos alunos.

Sr. Benedito, o Mestre Dito da Congada de Cotia, na festa junina inspirados nas tradições estéticas locais, no Instituto Sidarta, "Resgate da Cultura Local".
Ariane Neves comandando a congada das crianças, na festa junina inspirados nas tradições estéticas locais, no Instituto Sidarta, "Resgate da Cultura Local". 
Manoel Trindade e Geraldo Magela fazendo o som na festa junina inspirados nas tradições estéticas locais, no Instituto Sidarta, "Resgate da Cultura Local".
Manoel Trindade comandando o Maracatu das crianças na festa junina inspirados nas tradições estéticas locais, no Instituto Sidarta, "Resgate da Cultura Local". 
Manoel Trindade, na festa junina inspirados nas tradições estéticas locais, no Instituto Sidarta, "Resgate da Cultura Local".
Raquel Trindade, na festa junina inspirados nas tradições estéticas locais, no Instituto Sidarta, "Resgate da Cultura Local".