"Afrobrasilidade, cultura e educação na urbanidade"

CASA DAS CALDEIRAS RECEBE PROGRAMAÇÃO GRATUITA EM HOMENAGEM AOS 10 ANOS DA LEI 10.639/03

Reunir elementos da educação, das artes e do entretenimento para estimular a reflexão e ampliar as discussões em torno da Lei 10.639/03 (que garante o Ensino de Historia das Culturas Africanas e Afro-Brasileiras nas escolas do país), que em 2013 completa dez anos de existência.

Este é o mote do evento Afrobrasilidade, Cultura e Educação na Urbanidade, promovido pela Cubo Preto Ensino de Arte e Cultura Ltda. e Revista O Menelick 2º Ato e que acontece no próximo dia 13 de outubro (mesma data em que se comemora o Dia dos Professores) na Casa das Caldeiras, em São Paulo.

Entre as atrações da atividade que se estende das 16h30 às 18h, destaque para a mesa Afrobrasilidade, Cultura e Educação na Urbanidade e os 10 anos da Lei 10.639/03, que contará com as presenças do educador e escritor Allan da Rosa, da diretora executiva do CEERT (Centro de Estudos de Relações do Trabalho) Dra. Aparecida Bento, e do cartunista, jornalista e diretor executivo da revista Raça Brasil, Maurício Pestana. A mediação do encontro será conduzida pelo curador e mestre em Antropologia Social Alexandre Araújo Bispo.

Paralelamente a mesa, serão promovidas oficinas gratuitas de construções de tambores e ritmos africanos; vivências com o Maracatu, Contação de histórias afro-brasileiras e confecção de bonecas africanas, além da Feira de Artes e Afins onde obras de arte, roupas e acessórios que dialogam com a temática afro-brasileira serão expostos e comercializados.

O encerramento do evento ficará por conta do show com o grupo Zinho Trindade e o Legado de Solano, das 19h as 20h.

“A Lei 10.639/03 é responsabilidade dos espaços de ensino formal, mas não deixa de ser responsabilidade de todos os demais adultos que precisam estar instrumentalizados para combater o racismo e a discriminação e informar e formar crianças, jovens e adultos acerca dos valores de cada uma das matrizes fundantes da cultura e história do Brasil”, destaca a artista plástica e pesquisadora Renata Felinto, diretora da Cubo Preto.

O evento conta com o apoio cultural da CEERT, Agência Popular Solano Trindade, Associação Cultural Casa das Caldeiras e Kultafro.


INSCRIÇÕES PARA OS OFICINAS PODEM SER FEITAS ATÉ O DIA 05/10

As oficinas ocorrerão das 16h30 às 18h, com número de vagas limitado a 20 participantes com idade a partir de 08 anos. As inscrições devem ser feitas pelo email tododomingo.afrobrasilidade@gmail.com de 20/09 a 05/10, contendo nome completo, profissão, idade e telefone de contato do interessado.


EVENTO ESTÁ SELECIONANDO ARTISTAS INTERESSADOS EM EXPOR E VENDER SEUS TRABALHOS

A feira de artes e afins ocorrerá das 16h às 20h, com obras cujos os valores serão de até R$ 200,00. Os interessados em expor e vender seus trabalhos devem enviar as imagens das obras que deseja comercializar juntamente com título, técnica, ano, medidas e valor para o emailtododomingo.afrobrasilidade@gmail.com

Os curadores do evento entrarão em contato caso os trabalhos sejam selecionados.


PROGRAMAÇÃO

16h apresentação do evento com Chris Gomes;
16h às 16h30 discotecagem lounge com Stereo Royale;
16h30 às 18h oficinas;
16h30 às 18h mesa redonda;
18h às 19h discotecagem Stereo Royale;
19h às 20h show de Zinho Trindade e o Legado de Solano.
16h às 20h feiras de artes e afins; exposições de arte; maquiagem étnica; distribuição e materiais educativos sobre a Lei 10.639/03 produzidos pela CEERT; lançamento do livro "Pedagoginga, Autonomia e Mocambagem" de Allan da Rosa e vendas da Revista O M
enelick 2ºAto.



AFROBRASILIDADE, CULTURA E EDUCAÇÃO NA URBANIDADE
DIA 13 DE OUTUBRO DE 2013
HORÁRIO DAS 16H ÀS 20H
ENTRADA GRATUITA
LOCAL CASA DAS CALDEIRAS
ENDEREÇO AV. FRANCISCO MATARAZZO, 2000 – BARRA FUNDA
ESTACIONAMENTO NÃO HAVERÁ ESTACIONAMENTO NO LOCAL, RECOMENDA-SE DEIXAR OS CARROS E MOTOCICLETAS NOS SHOPPINGS BOURBON POMPÉIA E WEST PLAZA, AMBOS FICAM A POUCOS METROS DA CASA DAS CALDEIRAS.