Lançamento de "Culturas Africanas e Afro-Brasileiras em Sala de Aula", no Sarau do Alessandro Buzo

No dia 26 de maio, das 20h às 22h, foi lançado o livro "Culturas Africanas e Afro-brasileiras em Sala de Aula", organizado por Renata Felinto e publicado pela Editora Fino Traço, de Minas Gerais.

O trabalho de organização deste livro durou dois anos, entre o convite feito aos autores e o lançamento do mesmo. Muitos dos autores são colaboradores da Cubo Preto e, em breve, darão cursos acerca da temática.

O objetivo deste trabalho foi o de servir de auxílio aos educadores que pretendem fazer com que a Lei 10.639/03, realmente saia do papel e se torne uma realidade.

A partir de suas experiências como educadores, o grupo de autores notou a lacuna que existe entre a Lei e sua efetivação, partindo do princípio de que são necessárias referências acerca deste assunto para os educadores consigam ter subsídios para implementar sies planejamentos curriculares.

Deste modo, cada autor se aprofundando na sua pesquisa e buscando uma linguagem acessível aos educadores que estão em sala de aula e, muitas vezes, distantes do universo acadêmico há muitos anos, surgiu a ideia de darmos uma força para que esta Lei fundamental seja cumprida da melhor forma possível.

Espero ajudar os nossos parceiros nesta caminhada educacional para a equidade do que se ensina acerca das matrizes que foram esta bela e singular cultura a qual chamamos de brasileira.

Agradecemos à Prof. Dra. Vanicleia Silva Santos, que indicou os manuscritos para a Editora Fino Traço, à Prof. Dra. Lígia Fonseca, que redigiu a orelha da publicação e ao poeta e guerreiro Alessandro Buzo, que cedeu um momento no Sarau da Suburbano Convicto para o lançamento e para que falássemos sobre este trabalho.

Compras pelo site da Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=29684901&sid=87502913814413570227186239

ou 

Pelo atendimento da Fino Traço: atendimento@finotraco.com.br

Alessandro Buzo e Tubarão abrindo o sarau.


A autora e artista Vanessa Lambert. 



A aurora Dulcilei Conceição.
Nosso livro!


Autores apresentando a obra para a plateia de amigos e interessados.


O autor Marcos Vinicius Felinto.

Os autores André Santos e Emerson Melo.
O autor Emerson Melo.
Os artistas e autores Wagner Viana e Janaina Barros.

A autora e socióloga Joyce Maria Rodrigues.
Os amigos João Paulo Cruz e Nathália.

A felicidade de um projeto finalizado.

Os autores: Vanessa Lambert, Emerson Melo, Marcos Vinicius Felinto, Dulcilei Conceição, Renata Felinto, Janaina Barros, Wagner Viana, Alexandre Araujo Bispo, Marcelo De Salete e Joyce Maria Rodrigues.